RELACIONAMENTO ABUSIVO. VOCÊ SABE IDENTIFICAR?




Por: Amarildo Mota

RELACIONAMENTO ABUSIVO. VOCÊ SABE IDENTIFICAR?

Relacionamento abusivo é definido por uma relação onde haja abuso físico e emocional . O abuso pode ser entendido quando o uso do poder é usado de forma excessiva sobre o outro. Sempre tem o dominador e o dominado. Normalmente o dominado é submisso e dependente também . O dominador agride, manipula e ofende. Esse comportamento em geral surge de forma sutil e mesmo não havendo agressão física, o abuso pode vir na forma psicológica, sexual e financeira.
Durante a pandemia, o número de casos de relacionamento abusivo cresceu muito. Momento em que muitos casais estão confinados e separados de familiares e amigos.
 É muito difícil a parte que está sofrendo o abuso perceber, pois a parte dominadora faz com que a vítima se sinta culpada.
Os primeiros machucados aparecem no aspecto emocional, ferindo a auto estima e o poder de decisão.
De acordo com a neuropsicóloga Juliana Gebrim, um relacionamento nocivo afeta áreas do cérebro responsável pela dor e trás muito sofrimento para a vítima.
Muitas vezes a vítima depois de ser abusada, vem com um pedido de desculpa e um eu te amo, acreditar quando ouve que é uma pessoa de muita sorte pois muitas queriam estar no lugar dela, debocha da cara da vítima, proíbe visitar e receber visitas de familiares.....
As vítimas não são apenas as mulheres mas pesquisas apontam que mais de 80% são elas as vítimas . Sair desse relacionamento é quase impossível sem alguma ajuda exterior.
E quando finalmente a vítima termina essa relação, ela estará dando ao abusador o maior NÃO que já recebeu e essa fase muitas vezes termina com uma tragédia as vezes anunciada.

Postar um comentário

0 Comentários