RELATÓRIO DA OMS ALERTA PARA UMA NOVA E PERIGOSA FASE DO CORONAVÍRUS





Por: Amarildo Mota


RELATÓRIO DA OMS ALERTA PARA UMA NOVA E PERIGOSA FASE DO CORONAVÍRUS.


   A pandemia do coronavírus está se acelerando e o mundo está caminhando para uma nova fase e perigosa, à medida que as infecções diárias ultrapassam 150.000 casos, alertou o diretor da OMS.
   O Brasil alcançou o sombrio número de mais de um milhão de casos na sexta (19). Quase metade de novos casos está nas Américas, com os EUA e Brasil, representando mais de um terço do total de infecções e mortes causados pela Covid 19.
   Dr. Tedros Adhanom disse que é vital que a pressão econômica e social para eliminar as restrições, não dê espaço para o crescimento da pandemia.
   É compreensível que os países estejam ansiosos para abrir suas sociedades e economias mas lembra que o vírus ainda está se espalhando rapidamente, ainda é mortal e a maioria das pessoas são suscetíveis à doença. "Convocamos todos os países e todas as pessoas a exercer extrema vigilância", falou ele em entrevista coletiva sexta feira (19).
   No Brasil, o ex-ministro da saúde , Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o governo perdeu credibilidade devido à  sua resposta frente ao coronavirus. Mandetta foi demitido pelo Presidente Jair Bolsonaro por defender medida físicas de distanciamento . O Presidente descreveu essas etapas como histeria e minimizando os sintomas da Covid 19 com uma"gripezinha".  Mandetta em entrevista à agência de notícias AFP falou: nós médicos não sabemos muito sobre guerra e os generais não sabem muito sobre saúde", fazendo referência ao general do exército como ministro temporário, que nomeou mais de uma dúzia de oficiais militares para cargos de chefia.
   Falou ainda que a última coisa que você quer fazer em uma epidemia é perder a credibilidade do ministério da saúde, porque credibilidade é o que lhe dá autoridade . É lamentável que eles tenham perdido essa credibilidade.
   Até mesmo os países que já conseguiram suprimir o vírus, como a Nova Zelândia por exemplo, relataram novos casos nos últimos dias, lembrando do quanto é difícil controlar a doença.

Postar um comentário

0 Comentários