Orientações sobre o uso de máscaras

NOVAS ORIENTAÇÕES SOBRE O USO DE MÁSCARAS DE TECIDO


Por: Amarildo Mota

A OMS ( organização Mundial da Saúde) divulgou novas orientações quanto ao uso de máscaras de tecido. As mudanças se referem principalmente ao número de camadas e o tipo de máscara para que possam garantir a eficácia das mesmas.

Agora é aconselhável que as máscaras de proteção, tenham 3 camadas de tecido. A primeira camada mais próxima ao rosto, deve ser de tecido absorvente como o algodão. A parte externa deve ser de um tecido resistente a água, como o meio linho Panamá, por exemplo. A camada do meio servirá como um filtro para que nada passe.

A recomendação anterior era que a máscara deveria ter apenas duas camadas de tecido de algodão.

O órgão porém reforçou, que a necessidade de isolamento social e a higienização das mãos com água e sabão e o álcool gel, são fundamentais para um bom êxito no combate ao coronavirus.

As máscaras de tecido são indicadas para aquelas pessoas que não estão em contato direto com pessoas infectadas, 

para quem precisa sair de casa e que não conseguem fazer o isolamento social.

O uso das máscaras requer alguns cuidados extras como: higienizar bem as mãos antes de colocar a máscara e, antes de colocá la tocar apenas nos elásticos. Na hora de tirar, higienizar as mãos e tocar apenas nos elásticos .

Vale lembrar que o uso correto das máscaras, seja de tecido ou cirúrgica, por si só, não vai impedir que uma pessoa seja infectada pela Covid 19. E por fim, nunca levar as mãos ao rosto, seja quando estiver ou não usando máscaras.

Postar um comentário

0 Comentários