DEXAMETASONA. A ESPERANÇA QUE PODE SALVAR VIDAS.





Por; Amarildo Mota


DEXAMETASONA. A ESPERANÇA QUE PODE SALVAR VIDAS.

Pesquisadores do Reino Unido afirmam ter encontrado um tratamento que pode salvar muitas vidas da Covid 19. Passados seis meses o mundo vê com incredulidade a pior pandemia, que já matou quase meio milhão de pessoas no mundo.
Os responsáveis pelo ensaio clínico Recovery , realizado no Reino Unido com mais de 11.000 pacientes, informaram na terça-feira, dia 16/06 , que a dexametasona reduz a mortalidade em pacientes graves com dificuldade de respiração e entre os que precisam de oxigênio. Porém, em pacientes com os sintomas leves da Covid 19, não demonstrou eficácia.
Segundo os responsáveis pelo estudo , a dexametasona pode evitar uma em cada 8 mortes em casos mais graves da doença , e  salva uma vida em cada 25 pacientes que recebem oxigênio.
Os resultados são preliminares,  mas já se mostrou eficaz no tratamento da Covid 19.
Para esclarecimento: Em todo ensaio clínico, há um comitê de especialistas independentes, que revisam os dados provisórios e se encarregam de interromper o ensaio caso seja detectado que um medicamento possui benefícios, para que esse medicamento passe a ser administrado em  pacientes.
Foi o que aconteceu no dia 08/06 durante o estudo Recovery que está analisando vários tratamentos contra a Covid 19, em mais de 11.000 pacientes em 175 hospitais do Reino Unido.
A dexametasona é uma droga bastante conhecida, e foi descoberta no ano 1957. É um corticosteróide anti inflamatório e um supressor da resposta imunológica , que é usada contra fortes reações alérgicas e doenças auto imunes como artrite reumatóide.
É fantástico que o primeiro tratamento que demonstra evitar mortes esteja disponível e acessível em todo  mundo, ressalta o médico de Oxford, um dos responsáveis pelo ensaio clínico.
O ensaio britânico também está testando a eficácia de outros tratamentos, incluindo o plasma de pacientes recuperados pela Covid 19.

Postar um comentário

0 Comentários