Deputado Robério Negreiros quer “Fila Única Emergencial” para leitos do DF

O deputado distrital, Robério Negreiros (PSD), apresentou, nesta terça-feira (19), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Projeto de Lei que cria “Fila Única Emergencial” para a gestão dos leitos hospitalares no DF


Foto: João de Castro.

A medida pretende garantir o acesso universal e igualitário para os pacientes com COVID-19, junto as redes hospitalares pública e privada. O Projeto assegura também a utilização, controle e gerenciamento pelo Sistema Único de Saúde de toda capacidade hospitalar, neste período de pandemia do novo coronavírus.


De acordo com o distrital, Robério Negreiros, a proposta tem por objetivo conceder igualdade de tratamento ás pessoas atingidas pela Covid-19 e que necessitam de um leito de internação, independentemente, de sua condição financeira e de possuir plano de assistência à saúde, além de garantir o direito à vida, à saúde e à dignidade humana. “A prioridade no atendimento deverá ser de qualquer pessoa com COVID-19, em estado grave. Diariamente, somos alertados quanto ao risco de que o sistema de saúde poderá entrar em colapso. Portanto, é inadmissível pessoas morrerem por não haver leitos de UTI em hospitais públicos, quando há leitos vagos em hospitais privados”, frisou o parlamentar.