Covid-19: cidade do DF com menor taxa de isolamento é a que mais tem mortes



Por: Amarildo Mota


cidade com a menor taxa de isolamento do Distrito Federal tem o maior número de mortes pelo novo coronavírus. Segundo o Governo do DF (GDF), apenas 31% da população de Ceilândia cumpre o distanciamento social. Nessa quinta-feira (28/05), o número de vidas perdidas na região administrativa para a Covid-19 chegou a 29.


O isolamento social é uma das medidas recomendadas pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a propagação da pandemia do novo coronavírus. Mas a orientação é ignorada por parte da população. Conforme pesquisa da Casa Civil do DF, a taxa de adesão chegou a 80% em 31 de março. Mas, desde 1º abril vem caindo, ficando em 39,6% nessa quinta-feira (28/05).
Ceilândia faz parte do grupo de 10 cidades do DF onde houve maior queda no isolamento entre 1º de abril e 28 maio. Foram 17 pontos percentuais de adesão perdidos. Essas regiões administrativas concentram o maior número de mortes causadas pelo coronavírus. Até quinta-feira (28/05), o DF registrou 132 óbitos em decorrência da doença — 71 vítimas moravam nessas localidades. Ou seja, representam 53,7% dos óbitos por região.

Fonte: Metrópoles