Conheça um pouco desse grande político piauiense: Raimundo Wall Ferraz




Estátua de Wall Ferraz em Teresina- PI. dia 14 de Março passado teria completado 88 anos.


Por: Amarildo Mota

Membro da UDN viu sua carreira política deslanchar ao ser eleito vereador de Teresina nos anos de 1954 e 1958 e vice-prefeito do município em 1962 sendo o último político nessa condição a exercer a presidência da Câmara Municipal no quatriênio seguinte à sua posse. Durante o primeiro governo Alberto Silva (1971/1975) foi Secretário de Educação, acumulando por um breve período a Secretaria de Governo e com a ascensão de Dirceu Arcoverde ao governo do estado foi nomeado Prefeito de Teresina (1975/1979).
Com a reforma partidária realizada pelo Governo Figueiredo ingressou sucessivamente no PP e PMDB sendo eleito deputado federal em 1982 com três quartos de sua votação oriundos da capital piauiense. Em 1985 foi eleito Prefeito de Teresina na primeira eleição direta para o cargo findo o Regime Militar de 1964 tendo como candidato a vice-prefeito o jornalista e deputado estadual Deoclécio Dantas e no ano seguinte colaborou para a vitória da oposição na disputa pelo governo do estado.
Em sua nova gestão como alcaide rompeu sua aliança com o governador Alberto Silva e liderou uma dissidência partidária que fez de Heráclito Fortes seu sucessor em 1988. Encerrado o seu mandato coordenou a campanha de Ulysses Guimarães à presidência da República em 1989, porém suas divergências com o diretório regional do PMDB recrudesceram a ponto de fazê-lo ingressar no PSDB levando consigo todo o seu grupo político e na condição de tucano recompôs-se com Alberto Silva e foi candidato a governador em 1990 pela coligação Movimento de Integração do Piauí num pleito onde foi derrotado em segundo turno por Freitas Neto.
Em 1992 conquistou o seu terceiro mandato de prefeito de Teresina falecendo na capital paulista em 22 de março de 1995 onde se encontrava para tratamento de saúde em face de um acidente vascular cerebral. Foi substituído pelo vice-prefeito Francisco Gerardo. Em 1996 um de seus filhos, o jornalista Rodrigo Parentes Fortes Ferraz, foi eleito vereador de Teresina pelo PSDB.