Cursos gratuitos: Ministério da Cidadania oferece 25 cursos em EAD



Por : Amarildo Mota

Neste período em que milhares de pessoas estão em casa devido a pandemia do novo coronavírus, realizar atividades domésticas, aprofundar conhecimentos e aprender novas coisas se torna uma alterativa interessante para ocupar o tempo ocioso. Seguindo esta tendência, o Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania está com inscrições abertas para as novas turmas dos seus cursos gratuitos.
Ao total são 25 oportunidades para aprender assuntos e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre as temáticas sociais.
As aulas são online, através da modalidade EaD (ensino a distância). A iniciativa está disponível para gestores, pesquisadores, técnicos ou qualquer cidadão. As qualificações disponíveis são ofertadas de forma gratuita na plataforma do Ministério da Cidadania.
Para realizar a inscrição, basta fazer o cadastro com nome, e-mail e CPF por meio do Portal de Capacitação. Vale ressaltar que, de acordo com o governo, as inscrições para os cursos são bimestrais. Ou seja, as oportunidades para os próximos dois meses já estão abertas.
As temáticas dos cursos são divididas em seis diferentes aplicações:
  • Assistência Social;
  • Cadastro Único e Programa Bolsa Família;
  • Avaliação, Gestão da Informação e Planejamento;
  • Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa;
  • Progredir e Educação Financeira;
  • Segurança Alimentar e Nutricional.
Entre os cursos oferecidos está o “Curso Básico do Programa Criança Feliz (PCF)“, desenvolvido para os profissionais que atuam no programa destinado à primeira infância. A oportunidade é destinada para multiplicadores, supervisores e, em especial, visitadores.
Segundo o Ministério da Cidadania, é uma formação preparatória para os participantes que vão cursar os módulos presenciais do Guia para a Visita Domiciliar (GVD) e do método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança (CDC).
Além disto, os cursos gratuitos têm como objetivo disseminar os conhecimentos fundamentais e nivelar as informações para os participantes que realizarão os módulos presenciais. Inscritos irão observar o conhecimento em um total de 20 horas, composto em 10 aulas.

Fonte: fdr