Pagamento do PIS e PASEP começa essa semana; confira calendário!




Por Amarildo Mota

Nesta quinta-feira (19), vai começar o pagamento do PIS e PASEP em mais um lote do abono salarial. Esse é o último depósito correspondente ao trabalho no ano de 2018. 

Os brasileiros que terão direito a sacar esse dinheiro devem cumprir alguns requisitos, como ter trabalhado de carteira assinada por no mínimo 30 dias no ano de 2018, e ter ganho no máximo até dois salários mínimos por mês.
O valor de pagamento do PIS e PASEP varia conforme os meses trabalhados. Se trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo, se trabalhou um mês ganhará proporcionalmente a 1/12 do salário. Dois meses 2/12, e assim por diante.
O PIS é o Programa Integração Social, pago para os trabalhadores de empresas privadas, o seu calendário segue os meses de nascimento dos trabalhadores.
O benefício liberado neste mês de março são para aqueles que nasceram entre os meses de maio e junho. Os trabalhadores recebem o seu dinheiro pela Caixa Econômica Federal.
Veja o calendário:


Imagem: Google

Já o PASEP, é o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Pago para os funcionários públicos. P
ara a definição das datas de pagamento é levado em consideração o número final de inscrição. Neste mês, recebem aqueles que tenham a inscrição com final 8 e 9. O abono é pago pelo Banco do Brasil.
Veja o calendário:


Imagem: Google

O saldo ficará disponível até o dia 30 de junho deste ano para todos os que têm direito. Caso o trabalhador não realize a retirada, ele perde o benefício que vai para Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).
Aqueles que já tiverem conta nos bancos, terão o valor creditado antes. Porém, quem não tem conta na Caixa Econômica ou Banco do Brasil pode ir até um caixa eletrônico, com o cartão cidadão e a senha para sacar o dinheiro.
Os que não têm o cartão podem receber o valor em qualquer agência da Caixa Econômica, mas é preciso levar documento de identificação com foto, CPF e carteira de trabalho. 
Para saber se tem direito ao PIS, o trabalhador pode telefonar para a Caixa no 0800-726-02-07 ou acessar o site. Para a consulta, é necessário ter em mãos o número do NIS (PIS/Pasep).
Os servidores que recebem PASEP devem verificar se houve depósito em conta no Banco do Brasil.
Fonte: Fdr