Saiba quais seus benefícios e como usar o extrato de própolis


O própolis é uma substância natural produzida pelas abelhas. Saiba quais seus benefícios e como usar o extrato de própolis





O própolis é uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais coletadas pelas abelhas por meio de suas enzimas salivares. Ele é considerado o melhor método de defesa da natureza. Sua função original é vedar a entrada e frestas da colmeia, impedindo a entrada de insetos, bactérias e fungos. Além disso, serve também para manter a temperatura constante dentro da "casa das abelhas" e desinfetar o alvéolo onde a rainha irá depositar os ovos, além de mumificar o invasor que consiga entrar na colmeia. Atualmente, a substância é muito usada na forma de extrato de própolis, que traz diversos benefícios à saúde humana, já que se trata de um antibiótico natural.





Famoso desde o Antigo Egito, o própolis também era conhecido por romanos, gregos e incas. Suas propriedades estão sendo amplamente estudadas pelo mundo até hoje e podemos encontrar o produto em diversas formas nos mercados, como cápsulas, balas, pó, tintura de própolis (diluídas em água ou álcool, para suavizar o sabor) e também como extrato de própolis (versão mais concentrada do produto).


Como as abelhas podem coletar resina de ramos, flores, brotos ou caules, e levando em consideração a diversidade da flora e de espécies de abelha presentes no Brasil, além da época de coleta, formam-se diversas composições de própolis. Já em regiões de clima mais temperado e menor biodiversidade, como a Europa, são encontrados tipos mais reduzidos. Assim, um própolis pode ser diferente de outro por conta de sua composição química, propriedades biológicas, cor e odor. A composição química é formada por diversos itens, mas o que mais tem chamado atenção são os flavonoides.
Efeito antibacteriano. ...
Efeito antiviral. ...
Efeito antiprotozoário. ...
Efeito antifúngico. ...
Efeito anti-inflamatório. ...
Efeito antioxidante. ...
Efeito cicatrizante. ...
Efeito imunomoduladores.