quarta-feira, 14 de junho de 2017

Assessoria técnica em engenharia faz a diferença na gestão de condomínios

Empresa de Brasília oferece assistência a síndicos com apoio técnico na inspeção da saúde e segurança de edificações, além de assessoria condominial

Síndicos são responsáveis pela administração de prédios e condomínios. Assim, lidam com questões importantes que vão desde financeiras à manutenção de espaços. Segundo o engenheiro civil, Caio Madrid, em Brasília, dificilmente estas gestões são acompanhados de perto por um especialista que possa auxiliar na tomada de decisões técnicas em relação à estrutura física das edificações.

De acordo com Madrid, a assessoria técnica é fundamental para a boa conservação de prédios. "Existem espaços como o Salão de Festas, que frequentemente é reformado. Ao solicitar um orçamento, o ideal é que uma pessoa faça a análise das propostas, não apenas pelo aspecto financeiro, mas também técnico. Do contrário, o barato pode se tornar caro no futuro", explica o engenheiro.

"São muitas as situações em que é clara a necessidade de um técnico especializado analisando propostas e questões de engenharia do prédio. Infelizmente, a maioria dos síndicos não tem alguém especializado para realizar esta assessoria”, diz o Madrid. Em Brasília, a Perícia Predial oferece o serviço de Assessoria Condominial, que presta assistência a síndicos em todas as questões técnicas de condomínios. 

Além da análise de orçamentos, o síndico também precisa de ajuda em outros aspectos, como na identificação de problemas na estrutura das edificações. Ele cita como exemplo o caso de problemas encontrados em obras recém-construídas. "Somente um engenheiro pode apontar se as falhas são devido a problemas da construção propriamente dita ou causada pelo uso dos condôminos", avalia. É" do dever da construtora rever o problema e consertar de maneira permanente. Entretanto, sem uma avaliação técnica é muito difícil apontar quem deve resolver a questão", diz.

A assessoria oferecida pela Perícia Predial conta com a análise do orçamento de obras, elaboração de parecer técnico referente à obras, participação em assembleias condominiais e esclarecimento de dúvidas de condôminos ou do corpo administrativo em relação a segurança predial. "O síndico se sente mais seguro com uma análise externa de qualquer questão técnica e pode se concentrar em outras questões", garante.

Perícia Predial

Perícia Predial foi fundada em 2012 e é filiada ao Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Distrito Federal (Ibape-DF). Desde então, se especializou em análises e perícias de problemas em edifícios e condomínios. A empresa realiza vistoria e inspeção da saúde e segurança de edificações, além de assessoria condominial, uma assessoria técnica voltada para questões de construção e engenharia civil. O serviço contempla também a análise de projetos de reforma e a fiscalização periódica de obras.


O escritório está localizado no Shopping ParkStyle, Rua 25 Sul,Bloco A, Loja 104, Águas Claras, Brasília - DF, 70297-400, Brasil.