sexta-feira, 31 de março de 2017

Balneário Veredinha, uma história com os moradores de Brazlândia

Cerca de quatro milhões e meio serão aplicados no Complexo de Lazer da cidade

Para atender reivindicação de toda a população brazlandense o Balneário Veredinha será totalmente revitalizado e receberá novas instalações. O projeto prevê a preservação da vegetação; recuperação e construção de calçadas para caminhada; das quadras poliesportivas; replantio do gramado e instalação de postes de iluminação; implantação de circuito inteligente para a terceira idade; reforma das pontes que cruzam o canal d’água; requalificação dos espaços urbanos proporcionando áreas de convívio destinadas às atividades culturais típicas da região e a promoção da educação ambiental, estímulo ao turismo ecológico sustentável, uso cultural e de lazer, promoção e a recuperação ambiental do lago e do Parque Veredinha. 

O espaço contará também, com espelho d’água, mirante, lanchonetes, churrasqueiras, campo de futebol sintético, quadras poliesportivas cobertas, salão de eventos, centro de convivência, pontos de encontros comunitários, entre outros. A reforma do Balneário é um desejo da população de Brazlândia, que há mais de 24 anos sonha com o espaço revitalizado. O local faz parte da história da cidade.

O Instituto Brasília Ambiental – O IBRAM, já emitiu a licença ambiental, obrigatória quando a obra está na área de proteção. Além disso, o Complexo de Lazer está inserido nas recomendações do Plano de Manejo do Parque Verdinhas. 


De acordo com informações da secretária de Estado de Obras a empresa que concorreu e ganhou em primeiro lugar a licitação para execução da obra, deu início aos trabalhos, começando o processo de demolição das edificações. Após alguns dias a mesma foi impedida por ordem judicial a prosseguir com o serviço em virtude da segunda empresa participante da licitação ter entrado com recurso para impedir a continuação da obra, sendo assim, a vencedora interrompeu e paralisou as atividades a espera do resultado da ação impetrada de acordo Despacho da Novacap 9072, onde informa que deferiu o pedido de liminar, e determinou a suspensão da concorrência n. 25/2016, que se encontra na secretaria de Estado de Obras. 

Para o atual administrador da cidade, Vadson Ramos, o resultado judicial está sendo aguardado o mais brevemente possível para que sejam retomadas as atividades de execução da obra. “Esse é o desejo da população brazlandense e também da Administração de Brazlândia que continua acompanhando todo o desenrolar deste processo para que a comunidade possa usufruir de um Complexo de Lazer totalmente revitalizado resgatando assim, a memória dos fundadores desta cidade”, frisou Vadson. 

Fundurb 

É um fundo de natureza contábil, vinculado à Secretaria de Estado Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano - Sedhab - cuja finalidade é captar e destinar recursos para viabilizar programas e projetos voltados para o desenvolvimento urbano e institucional no DF e para preservação do patrimônio existente na área de tombamento de Brasília. Em portaria conjunta, publicada no DODF em 18 de abril de 2016, o Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb), coordenado pela Sedhab, descentralizou quatro milhões de reais para a revitalização do Complexo de Lazer de Brazlândia — Balneário Veredinhas. 

Memória 

O Parque Ecológico Veredinhas foi criado em agosto de 1992, como Área de Preservação Permanente do Córrego Verdinha e suas nascentes, onde está inserido o Balneário. Com a função de abrigar atividades esportivas e de lazer.